top of page

Newsletter – 25/08/23

Trilha sonora para essa edição: Aura, de Bajofondo

Desde que começamos a pensar na Revista Sarabatana, queríamos criar uma newsletter, uma forma de manter um contato mais amiúde com quem nos lê. A ideia é que possamos compartilhar um pouco do nosso dia-a-dia e também novidades/eventos/prêmios/chamadas do mundo literário. Assim, você vai receber um email nosso semanalmente, sempre às sextas-feiras. A cada duas semanas, traremos um apanhado de eventos, prêmios e chamadas que nos pareçam interessantes. Nas outras duas semanas, falaremos de nossas vidas, do que estamos vendo, lendo, ouvindo.

Essa primeira carta é para fazer um convite ao diálogo. Queremos que esse espaço nos deixe mais próximas de quem nos acompanha, por isso, se aprochegue, vamos tomar um café enquanto a gente te conta um pouco mais sobre a Sarabatana e sobre nós que a fazemos. Será um prazer ter você aqui nos nossos bastidores!

Criar uma revista pode até parecer simples, mas demanda bastante trabalho, temos que criar chamadas, selecionar os textos, pensar nas ilustrações, no que publicar em redes sociais e muitas outras pequenas coisas. Mas, é preciso dizer, esse é um trabalho que nos dá também muito prazer. Com ele, podemos conhecer gente de muitos lugares, através de textos encantadores e entrevistas instigantes. A cada passo, aprimoramos também nossa própria jornada como escritoras. Um caminho que nos une, mesmo que seja também muito individual.

Somos Anna e Lívia, duas amigas de longa data, antropólogas de formação, escritoras por vocação, que se reencontraram em Montreal e resolveram que queriam encarar essa empreitada de criar um espaço de difusão de textos em português e espanhol. Queremos celebrar nossas raízes latinas e criar pontes entre pessoas espalhadas pelo mundo. Por isso, nossa revista recebeu o nome de Sarabatana, que, nos diz o dicionário, é sinônimo de megafone. É uma alegria enorme saber que, com nossas duas primeiras edições, já alcançamos gente nos quatro cantos do planeta.

Somos muito parecidas, mas também muito diferentes (!), Lívia vive em Montreal, Anna, vem e vai, meio nômade. Agora ela está em Buenos Aires, onde também espera poder se inspirar para pensar em novos projetos para a Sarabatana. É ela quem assina essa primeira carta.

(Buenos Aires. 📷 Anna Davison)

A capital da Argentina, que parece tão próxima para nós brasileiros, é famosa pelas livrarias e bibliotecas, e a nova literatura argentina merece atenção. Na primeira edição da Sarabatana, publicamos uma resenha do livro Distância de Resgate, da Samanta Schweblin, umas das mais famosas escritoras dessas bandas do mundo. Ela também é autora do perturbador Kentukis, que bem poderia inspirar um episódio do Black Mirror. Outro nome da literatura argentina que vem recebendo excelentes críticas é Mariana Enriques, que está na lista de leituras e, quem sabe, de uma futura resenha na Revista.

Em termos de clássicos, nossos hermanos também foram sempre muito prolíficos. É difícil pensar a literatura latino-americana sem lembrar de Julio Cortázar, ou de Jorge Luis Borges, que, aliás, é homenageado em um belo centro cultural recém reformado no Centro de Buenos Aires, no mesmo edifício em que um dia se alojou El Ateneo. Sim, aquele mesmo da bela e famosa livraria. Nesse espaço, acontecem exposições, cursos e workshops. Um incrível oásis no centro caótico da cidade. Mais que recomendado!

(Imagem de divulgação retirada do site https://centroculturalborges.gob.ar/el-borges/, visitado em 25/07/23)

Agora em agosto aconteceu em Buenos Aires a FED’23, Feria de Editores (https://www.feriadeeditores.com.ar/). Durante 4 dias, ocorreram mesas redondas com editores e autores latino e norte americanos, incluindo nossa Djamila Ribeiro, escritora feminista e ativista negra, que participou da mesa Los feminismos y la lucha antirracista. O tema do antirracismo, aliás, vem tomando corpo há uns anos e a literatura, enquanto espaço de criação de realidades e mundos, tem muito a contribuir com a discussão. O letramento racial se faz urgente e o livro da Djamila, Pequeno manual antirracista, é um excelente começo!

Essa semana também abrimos nossa segunda chamada, para recebermos os textos que vão compor nossa terceira e última edição do ano. Para saber mais, acesse https://sarabatana.com/chamadas/. Em breve teremos outras novidades também.

… Mas, por ora, a vida anda corrida, ainda é preciso montar um apartamento para estar por mais longo prazo em Buenos Aires. Como fazer uma revista, ser nômade demanda trabalho 😉

📚Por aqui, acabo de ler Alvo Noturno, do já clássico Ricardo Piglia, para ir entrando no clima argentino

🎧Tenho ouvido muito os Hermanos Gutiérrez, que sempre me acompanham no início do dia. Adoraria receber dicas de músicas que ajudem a deixar os dias mais criativos!

É isso, espero que vocês se divirtam nos acompanhando por aqui.

Até semana que vem!

 
 
 

Commentaires


Sarabatana Revista Independente de Literatura
  • Instagram

REVISTA INDEPENDENTE DE LITERATURA

bottom of page