top of page

Newsletter – 08/03/24

Essa é a Newsletter da Revista Sarabatana, enviada semanalmente, sempre às sextas-feiras.

Salve, salve!

Como você está hoje? Escrevendo, lendo, ou procrastinando?

Sem pressão nem julgamentos, queria conversar um pouco sobre essa mal- afamada procrastinação.

Eu entendo que, como autora, o tempo é um dos meus recursos mais valiosos. Da mesma forma, sei que se há tempo, mas não há inspiração, motivação, vou produzir pouco.

Penso que se a procrastinação nos faz perder prazos, e se torna uma fonte de preocupação, aí então ela precisa ser combatida. Do contrário, uma pausa na escrita pode ser muito benéfica a longo prazo.

Meu ponto é: nem toda pausa é sinal de procrastinação. Às vezes uma pausa é só uma pausa. Mas se você estiver realmente sentindo que sua escrita está sendo afetada pelas muitas distrações do dia-a-dia, te convido a conhecer algumas estratégias de escrita. Pesquisei as mais adaptadas à realidade de autores, e inclui algumas que, pessoalmente, me ajudam muito!

Dê uma olhada e me diga o que achou!

  1. Defina metas específicas de escrita 

Comece definindo suas metas de escrita de forma objetiva. Divida seus projetos maiores de redação em tarefas menores e gerenciáveis. Por exemplo, se estiver escrevendo um romance, defina metas diárias ou semanais de contagem de palavras. Ter objetivos específicos ajuda você a manter o foco e a motivação.

  1. Crie um cronograma de escrita

Estabeleça uma rotina de escrita consistente que se alinhe com seus momentos de maior inspiração. Escolha uma hora do dia em que você sinta que a criatividade está presente e a dedique exclusivamente à escrita.

Cumprir com um cronograma nos dá impulso para escrever, ajudando a tornar a escrita um hábito.

  1. Use cronômetros ou aplicativos para manter o foco 

Após definir cronogramas realistas para concluir seus objetivos de escrita, considere utilizar cronômetros para estruturar suas sessões de trabalho.

Técnicas como a Pomodoro, com seus intervalos de trabalho concentrado seguidos de pequenas pausas, ajudam a manter o ritmo e evitam o esgotamento. Aplicativos como Forest são bons para deixar o celular quietinho, bem longe de nossos interesses.

  1. Fuja das distrações

Se possível, identifique todas as distrações presentes no seu ambiente de escrita e tente minimizá-las. Você pode, por exemplo, desativar as notificações do celular, encontrar um local silencioso para trabalhar ou usar bloqueadores de sites. Criar uma zona livre de distrações ajuda na concentração. Mas se você é do meu time, ouvir uma música pode ser fonte de inspiração, então avalie bem o que realmente te distrai.

  1. Limite o perfeccionismo

Essa é para mim uma das dicas mais importantes! Resistir ao impulso de buscar a perfeição, seja no primeiro rascunho até o trabalho final. Temos que entender que sempre encontraremos algo para melhorar, e que isso é, muitas vezes, apenas um reflexo de nossa insegurança. O importante é colocar as ideias no papel (ou na tela), para depois revisar e aperfeiçoar o trabalho. Escrever sempre, revisar bastante, mas sempre conseguir colocar um ponto final, tirar o texto da gaveta e lançar para o mundo!

  1.  Faça pausas

Técnicas como a Pomodoro também são excelentes para nos ajudar a evitar o esgotamento. Incorporar intervalos na rotina de escrita, seja para beber água, fazer carinho no gato ou se alongar, ajuda a desanuviar, o que faz retomar a escrita de forma mais leve.

  1. Estabeleça prazos realistas

Importantíssimo também é estabelecer prazos realistas. Claro que às vezes a gente se empolga e quer logo terminar aquele conto que, agora sim, vai ser selecionado! Sim, acho que podemos ter prazos desafiadores, mas também penso que eles devem ser possíveis. Por isso, priorize seu ritmo e se mantenha fiel ao seu cronograma de escrita. Ter prazos é bom para nos manter responsáveis, e podem garantir um progresso constante em direção às nossas metas.

  1. Cultive a inspiração

Se cerque de inspiração para alimentar sua criatividade e paixão pela escrita. Suas fontes de inspiração você provavelmente já conhece, mas você vai atrás delas em sua vida diária? Tem gente que lê, ouve música, navega em sites de museus – ou vai até um museu – e tem gente que se embrenha na natureza. Seja qual for a sua atividade preferida, se envolva nela para recarregar suas baterias criativas e manter seu entusiasmo pela escrita vivo! E não pense que isso é procrastinação!

  1. Encontre interlocutores 

Sabe o que é ótimo para cultivar a inspiração? Encontrar pessoas com quem podemos compartilhar metas de escrita, assim como textos já prontos. Se isso fizer sentido para você, procure alguém que possa oferecer apoio e responsabilidade. Entrar num grupo de escrita ou participar de comunidades de escrita on-line pode oferecer incentivo e retornos valiosos. Já pensou em se inscrever no Clube de Escrita da Sarabatana?  Saber que outras pessoas estão torcendo por você pode te inspirar a continuar escrevendo! 

Agora, com essas boas dicas em mãos, bora mandar textos para os concursos abertos em março! 

A Transvê Poesias, através do seu Comitê Literário, lança o Edital 01/2024 – Mande

Poemas, a fim de selecionar poemas autorais para integrar os produtos culturais da 4° Intervenção Poética Nacional e a III Antologia Poética da Transvê. A participação é sem custo, a temática livre.

O CEAT – Centro Educacional Anísio Teixeira promove o Concurso “CEAT: textos e desenhos para a FLIST 2024” para a 16ª FLIST (04 e 05 de maio de 2024), que visa despertar talentos literários e artísticos, promover a literatura e homenagear Gilberto Gil. Estão habilitadas a participar do concurso pessoas residentes no Brasil; pessoas brasileiras residentes no exterior; e cidadãos da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) com idade acima de 10 anos. A inscrição é gratuita.

Chamada Aberta! Volta para tua terra: Não há abril sem Imigrantes! Volume comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril. O selo Daruê Editoral, da Editora Urutau, convoca nova chamada pública aberta para o terceiro volume da “Volta para tua terra: Não há abril sem imigrantes”. A chamada pretende coletar poemas, ensaios ou textos em prosa (contos ou crônicas) que evoquem a refundação de abril a partir da importância dos imigrantes na construção da democracia portuguesa. Aberta a estrangeiros residentes em Portugal. A inscrição é gratuita.

O Grande Prémio de Literatura dst é instituído pelo dstgroup e destina-se a premiar todos os anos uma obra em português, de autor com nacionalidade portuguesa. Serao aceitas obras publicadas em 2022 e 2023, no gênero poesia. Premiação em dinheiro. A inscrição é gratuita.

A Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu através da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, torna público a quem possa interessar, que estará aberto o concurso “Prêmio Cataratas de Contos e Poesia”, edição de 2024. Podem participar do concurso escritores de qualquer nacionalidade, residentes ou não na cidade de Foz do Iguaçu, desde que inscritos no Cadastro Nacional de Pessoas Físicas (CPF) e maiores de 18 anos. A inscrição é gratuita.

 
 
 

Comments


Sarabatana Revista Independente de Literatura
  • Instagram

REVISTA INDEPENDENTE DE LITERATURA

bottom of page