Newsletter 01/09/24
- Anna Davison
- 1 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Newsletter atrasada, enviada do outro lado do mundo.
Trilha sonora para essa edição: Ambiente 1: Music for Airports, Brian Eno
I
Estou no Japão.
Tive a sorte de conhecer uns tantos países nessa vida, mas o Japão sempre foi aquele com que eu sonhava. Eu costumo brincar que ir ao Japão era o que substituiria o ter filhos na minha lista de coisas a serem feitas antes de morrer. Aquela famosa lista, sabe? Plantar uma árvore, publicar um livro, ter filhos.
Estou prestes a publicar um livro e estou no Japão. Já plantei mais de uma árvore. Amanhã faço 45 anos
, e não posso evitar fazer algum tipo de balanço.
II
Os últimos anos, incluindo os dois anos antes da pandemia, foram absolutamente transformadores, minha vida mudou completamente. Em vários sentidos, sinto que rejuvenesci. Em tantos outros, me sinto uma senhora cansada. Em todos eles, me percebo mais perto de mim, dos meus desejos, da minha forma de ver o mundo. Agora entendo porque não vim antes ao Japão. Era preciso antes aprender umas tantas lições sobre viajar e, principalmente, sobre desejar.
[Quase como entender Clarice e Paulo Coelho lado a lado na tradução para o Japonês, na estante de uma linda livraria]

III
Ontem, no metrô, sentei ao lado de uma senhora com headphones, olhando para o celular e fazendo com os dedos sobre as coxas os movimentos da dança que assistia. Quando acabou o vídeo, ela permitiu que uma lágrima corresse. Em seguida, dormiu.
Custo a achar que possa haver coisa mais tocante.

IV
E assim me despeço (alinhada com a cultura local dos tantos pedidos de desculpas), me desculpando pela carta tão curta. É que é preciso primeiro viver para depois contar.
Estarei por aqui por um bom tempo e tentarei ser mais assídua com essa newsletter, mas peço que entendam quando, em uma ou outra sexta, essas palavras distantes não chegarem ao seu email.
また近いうちにお会いしましょう (Mata chikaiuchini o ai shimashou)!
Até breve!
Anna
댓글