top of page
Newsletter – 01/09/23

Essa é a segunda newsletter da revista Sarabatana, assinada pela Lívia. Como prometido, você vai receber um email nosso semanalmente, sempre às sextas-feiras. Dessa vez, trazemos informações sobre prêmios e concursos literários, nacionais e internacionais, além de novidades desse vasto universo da escrita!

Para esquentar, conto que o Júlio Cortázar é meu escritor favorito e, como a Anna está na Argentina, quero compartilhar com vocês uma curiosidade literária sobre ele: embora alguns críticos encontrem traços do surrealismo francês em sua obra, o próprio autor argentino não se considerava surrealista, como afirmou em uma entrevista dada a Luis Mario Schneider, em 1963: “En mi biblioteca encontrará libros de Crevel, de Jacques Vaché, de Arthur Cravan (¡Pero no me fiche por eso como surrealista!)”. 

O fato é que Cortázar, além de compartilhar da visão de mundo do surrealismo, tinha um profundo conhecimento sobre o movimento, tendo inclusive escrito os ensaios “La teoría del túnel” (1947) e “La muerte de Antonin Artaud” (1948), em que discute a atitude e a poética surrealistas.  Recomendo demais a leitura, ainda mais se você, como Anna e eu, se interessa pelo movimento!

Já aqui em Montreal, a novidade do mês é a chegada da poetisa Joséphine Bacon como “ainée en résidence” ou “anciã residente” na Universidade do Québec em Montréal. Joséphine é indígena de Pessamit, uma das comunidades da nação Innue, e transmitirá seus conhecimentos e suas experiências aos estudantes indígenas. Artista, poetisa, escritora e documentarista de renome, Joséphine começará sua residência em setembro de 2023, e acompanhará e apoiará os estudantes indígenas, oferecendo conselhos, recomendações e orientação. 

pasted image 0.png

📷 Melanie Crete

 

Deixo aqui uma poesia dela que adoro:

“je ne te raconte pas toujours

mon histoire

Nishtatik mon frère aîné

m’a donné le sens du monde

Tshakapesh mon frère cadet

m’a donné la protection 

Nishtatik est parti 

on ne sait où 

Tshakapesh est parti 

sur la lune 

jouant à la balle

avec les étoiles 

tu es mon conte

tu m’écris des mots magiques

imprégnés de musique 

le son soigne 

mon âme”

E agora, vamos ao que interessa: os concursos e as chamadas! Boa sorte e até semana que vem! 

 

Tato Literário – 1º Prêmio com.tato de Literatura Independente – até 29 de setembro

A com.tato, agência de comunicação especializada em assessoria cultural e literária, abre concurso para viabilizar a publicação de autores independentes nas categorias conto e poesia. Além da edição e da publicação do livro, os vencedores ganham bolsa para cursos, três meses de assessoria e mais alguns serviços. A taxa de inscrição é de R$100.

Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista – até 25 de setembro

A Fundação Cultural Palmares está com chamada aberta para o “Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista”. O valor da premiação para os vencedores será de 30 mil reais bruto.

O concurso vai selecionar as melhores obras literárias inéditas, que abordem o gênero afrofuturismo, além de incentivar a produção de novos talentos e valorizar a carreira de escritores já consagrados.

Serão premiadas três obras literárias, redigidas em português do Brasil e segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que valorizem os aspectos da cultura Afro-Brasileira no gênero afro-brasileiro. O objetivo é estimular e valorizar a produção artística literária Afro-Brasileira e a formação de público.

Coletânea: Imagens de Coragem | Meusite (elasnaescrita.com) – até 15 de setembro

Está aberta chamada para envio de textos para a 1ª Coletânea Elas na Escrita, com o tema “Imagens de Coragem”. A curadoria é das escritoras Tatiana Lazzarotto e Isabella de Andrade.

A chamada é exclusiva para mulheres brasileiras e serão aceitos textos no gênero conto. As inscrições são totalmente gratuitas. Os textos não precisam ser inéditos. 

Antologia – “Por onde eu for, levo a música” – até 30 de setembro

A editora Arte Literária está com chamada aberta para o recebimentos de contos para a Antologia “Por onde eu for, levo a música”. Os contos podem ser de qualquer gênero (ficcional), desde que abordem o tema principal. A chamada é aberta a todos os interessados, brasileiros natos e naturalizados, acima de 18 anos. Serão aceitos contos em língua portuguesa do Brasil. A inscrição é gratuita.

Sarabatana Revista Independente de Literatura
  • Instagram

REVISTA INDEPENDENTE DE LITERATURA

bottom of page